9 de ago. de 2016

CURIOSIDADES do acervo do AHPAMV (06):Carta das Reivindicações do Povo de Porto Alegre 1947

    

     Gabriel Pedro Moacyr,prefeito nomeado que governou Porto Alegre de 27 de março de 1947 a  15 de julho de 1948, teve, já no início do mandato,uma iniciativa  inovadora em termos de gestão pública. Abriu um processo de consulta popular através de assembleias para estabelecer, a partir daí, as prioridades da administração.
    Os resultados da consulta foram organizados em documento para o Governador do RGS,Walter Jobim, intitulado Carta das Reivindicações do Povo de Porto Alegre.

      Na pg 22 do documento, podemos ler:
    

     “Formamos um volumoso”dossier” dos apontamentos tomados nas assembléias populares que realizamos e das cartas,memoriais,abaixo-assinados que recebemos,relativamente às necessidades peculiares de cada bairro.
     Como já ressaltamos, todos esses documentos encerram reclamações que serão resolvidas pelos serviços previstos,imediatamente,de águas,esgotos, calçamento e transporte.Referem-se eles também,em geral, ao fornecimento de leite.”









   O  referido documento está na pasta de Relatórios Especiais do  Gabinete do Prefeito,no acervo do Arquivo Histórico de Porto Alegre Moysés Vellinho, e está disponível em pesquisa presencial.

0 comments:

Postar um comentário

 

© 2009AHPAMV | by TNB