26 de jul. de 2016

SÉRIE Curiosidade do acervo do AHPAMV (05):Implantação do Hospital de Assistência Pública



    O atual Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre,inaugurado em 1944, nasceu, na década de 1930, da necessidade de um atendimento continuado e  foi denominado, inicialmente, Hospital da Assistência Pública de Porto Alegre.Essa instituição hospitalar foi norteada   pela  seguinte concepção:

     O hospital moderno deve ser um organismo capaz de se bastar.O doente,nele ingressado,deve encontrar  todos os recursos técnicos,para deles usufruir,no menor espaço de tempo,os benefícios terapêuticos  que lhe possa dar a observação clínica e laboratorial,visando o diagnóstico exáto e rápido,sempre que possível.” (Separata de Medicina e  Cirurgia,set 1939-pg 10)

         Em 1938, houve uma tentativa  de  agregar ao projeto do Hospital de Assistência Pública o Departamento de Proteção e Assistência à Infância,em documento assinado pelo Dr. Gabriel Ferreira de Moraes e negado  pela Diretoria de Assistência Pública.





















Fontes:1-Revista da Assistência  Pública de Porto Alegre-Separata Medicina e Cirurgia N. 1 setembro de 1939
2-Memorial sobre a criação do Dpto de Proteção e Assistência à Infância

Esses documentos estão arquivados no Fundo Assistência Pública e  disponíveis em pesquisa presencial no AHPAMV




     

1 comments:

Ciência da Informação: estudos disse...

Parabéns pela divulgação. Fui visitar o Arquivo com os aluno sdo Técnico em Biblioteconomia da ETCR e fomos muito bem atendidos. Aula de cidadania e cultura. Obrigada Ana e todos do Arquivo.

Postar um comentário

 

© 2009AHPAMV | by TNB