7 de abr. de 2016

SÉRIE :Curiosidades do Acervo do AHPAMV (01)

   


1) O que  sabemos sobre o Viaduto  da Borges?

   


     Na documentação do Arquivo Histórico de Porto Alegre Moysés Vellinho, encontramos   informações curiosas sobre a cidade de Porto Alegre, nos aspectos históricos, geográficos, de urbanização,execução de obras e outros.
   Entre  as obras  públicas  mais apreciadas, está o Viaduto Otávio Rocha, ou  Viaduto da Borges, entregue à população em 1932. No  acervo de Obras  e Viação, encontramos farta documentação sobre o assunto.Um dos documentos interessantes para pesquisa é o contrato de 1928, firmado entre o Intendente Alberto Bins e o engenheiro Manoel Itaquy, que cede seu projeto  para a  Intendência/Prefeitura.
      
      No referido documento, assinado em 31 de dezembro de 1928,lemos o seguinte:

    O segundo contratante,engenheiro civil Manoel Itaquy, tendo projectado o viaduto e systema de acesso da Av. Borges de Medeiros, para  a rua Duque de Caxias, cede   ao Município de Porto Alegre a sua idéia e o projecto respectivo,compromettendo-se, além disso, a acompanhar todas as obras e diligencias, que houverem ser feitas, para completa ultimação e execução desse projecto, de accordo com as clausulas do presente contracto.

(Contracto entre a Intendência e o engenheiro Itaquy-pg 01-parágrafo 02)

      A íntegra  do contrato está no acervo ( Fundo Obras e Viação) do Arquivo Histórico de Porto Alegre Moysés Vellinho, disponível para pesquisa.


0 comments:

Postar um comentário

 

© 2009AHPAMV | by TNB