22 de jul. de 2014

LIVROS NOS ARQUIVOS HISTÓRICOS:IMPORTANTES FONTES DE PESQUISA






  O acervo bibliográfico do AHPAMV contribui para reunir fontes distintas numa mesma instituição,complementando  documentos primários,livros, periódicos e cartografia. A  essa função,podemos acrescentar   as referências  documentais contidas em muitos livros,o que fornece elementos para os pesquisadores mapearem as fontes existentes.



      Pelas razões expostas acima, é  fundamental   o recebimento de livros de cunho histórico e arquivístico  como os recebidos recentemente do Arquivo Nacional: O Mundo dos trabalhadores e seus arquivos e Arquivos do mundo dos trabalhadores, em edição do Arquivo Nacional e a Central Única dos Trabalhadores         Em edição exclusiva do Arquivo Nacional,  O Império e as revoltas- Estado e nação nas trajetórias dos militares do Exército imperial no contexto da Guerra dos Farrapos.


                          








       Os dois primeiros  resultam de  seminários  internacionais realizados sobre  a memória da mobilização e resistência dos trabalhadores do campo e da cidade. Os arquivos operários, sindicais, rurais e populares devem ser preservados, para que não se perca a memória das lutas dos trabalhadores, e disponibilizados para pesquisa, conforme a  Lei Nº 12527/2011, a Lei de acesso a Informações,vigente a partir de maio de 2012.Sem esses arquivos, a  história das lutas  dos trabalhadores  se perde,como memória e como aprendizado.
      

       Nos seminários que dão origem às duas publicações, houve a preocupação de abrangência na abordagem, tanto na diversidade das lutas- trabalhadores do campo  e da cidade,movimento popular, movimento político das esquerdas- como na internacionalização –movimento na Europa a nas Américas.
       

    Além desses aspectos, foi feito o debate técnico na área arquivística, com relatos da situação dos arquivos e centros  de documentação dos sindicatos e centrais sindicais..Por fim, um relatório de cada um dos eventos.



        






    A terceira publicação citada acima, O Império e as revoltas- Estado e nação nas trajetórias dos militares do Exército imperial no contexto da Guerra dos Farrapos  trata   de recrutamento dos soldados  imperiais para lutarem contra as revoltas populares,no caso,a Guerra dos Farrapos. 


   

 
A pesquisa empreendida por José Iran concentra-se na Província de São Pedro do Ro Grande do Sul na sua hora mais dramática,a  longa Guerra Farroupilha(1835-1845).” (pg.17 do Prefácio)





FONTES: 


MARQUES,Antonio  José;STAMPA, Inez Terezinha.
         O Mundo dos Trabalhadores e seus arquivos.2. ed. 
         Rio de Janeiro. Arquivo Nacional;São Paulo:Central Única 
         dos Trabalhadores,2010


_____ Arquivos do Mundo dos Trabalhadores.Rio de Janeiro:                    Arquivo Nacional;São Paulo:Central Única 
               dos Trabalhadores,2012
    


RIBEIRO,José Iran.O Império e as revoltas.Rio de Janeiro:         
           Arquivo Nacional,2013


  




                              

    



0 comments:

Postar um comentário

 

© 2009AHPAMV | by TNB