19 de dez. de 2013

Vem se Concretizando o Projeto das Câmaras Coloniais e Imperiais no RS

  
      Estamos desenvolvendo, desde maio do corrente ano, o projeto “Estudos para organização dos documentos históricos coloniais e imperiais existentes nos municípios do Rio Grande do Sul a partir do acervo do Arquivo Histórico de Porto Alegre Moysés Vellinho. O referido Projeto teve lançamento no Evento de mesmo título ocorrido em novembro de 2012.
     
        O GT formado para viabilizar o Projeto está sob a coordenação da Coordenação da Memória Cultural – AHPAMV -  e vem mantendo encontros para estudos sobre as competências e funcionamento das câmaras no período colonial e imperial no Brasil, especialmente o caso do RS. Várias instituições de POA e historiadores, entre os quais Fábio Kuhn, Sérgio da Costa Franco, Vera Barroso e Helen Osório fazem parte do grupo.  Entre as instituições estão o Memorial e  o Arquivo do TJRS, o Memorial da Câmara de Porto Alegre, AHRS, o APERS, o IHGRS, a Cúria Metropolitana, o Curso de História da UFRGS e o Memorial da Santa Casa de Misericórdia, além de diversos municípios gaúchos dos cinquenta e oito criados antes da Proclamação da República.


    O Projeto vem permitindo obtermos uma visão da situação em que se encontram os acervos que contam a formação do nosso Estado. Também tem revelado documentos interessantes como as posturas elaboradas por Santo Antônio da Patrulha, Rio Pardo, Rio Grande e Cachoeira do Sul, logo após se constituírem em vilas.

0 comments:

Postar um comentário

 

© 2009AHPAMV | by TNB