26 de nov. de 2013

Conservação e Restauração de Bens Móveis e Imóveis


            A preocupação em conservar, restaurar e preservar não está ligada somente ao acervo documental, deve estender-se também à conservação e restauração dos bens móveis e imóveis, pois é de suma importância para o conjunto harmônico de uma Instituição.
            Os casarões da década de 1890 onde  se encontram instalados o Arquivo Histórico Moysés Vellinho (casa dois)  e a Equipe do Patrimônio Histórico e Cultural (casa um),  foram agraciados num primeiro momento em 1991 com os trabalhos de recuperação e reciclagem (casa dois), em 1999 construção de um anexo à casa dois para armazenamento da documentação e em 2000 recuperação e reciclagem (casa um).  
          No período de agosto 2012 a outubro 2013, os casarões receberam novamente uma reforma completa.


             Os responsáveis pelo projeto e acompanhamento da obra foram os arquitetos da EPAHC.Durante mais de um ano, diversos profissionais montaram seu acampamento e transitaram pela área de extensão de cinco mil, seiscentos e noventa e quatro metros quadrados.
            
















     Trabalho minucioso realizado no telhado, manutenção do esgoto cloacal, impermeabilização das paredes, escadas, fachada, manutenção e pintura das aberturas, pintura interna e externa; o piso foi lixado e coberto com sinteco, luminárias rebaixadas, instalação de para-raio, cortinas black-out,entre outros detalhes importantes, como pode ser observado nas fotos abaixo.
Como em toda reforma e construção, foi um período conturbado tanto para os servidores como para os pesquisadores, mas com certeza valeu a pena!
Aproveitamos para nos desculparmos com os pesquisadores pelo transtorno, e agradecer a compreensão de todos neste período!











0 comments:

Postar um comentário

 

© 2009AHPAMV | by TNB