1 de jul. de 2013

Documentos Curiosos da Intendência de Porto Alegre (1892 – 1930)



       Caros leitores! Separamos três documentos curiosos encontrados no período da Intendência de Porto Alegre por tratarem de temas recorrentes ainda hoje!


      O primeiro trata sobre a abertura do comércio aos domingos, vejam só. Tema que achamos ser tão recente, porém já era tratado em 1892!

(...) imposto sobre casas comerciais que ofertarem transações aos domingos. (Alguns comerciantes solicitaram a liberação do comércio aos domingos.)




     O segundo documento apresentado na postagem desta semana é sobre a desordem pública causada pela... Guarda Nacional... no ano de 1894.

Passo as suas mãos, em próprio original, (...), recebido do comandante da Guarda Municipal se referindo a procedimento (...) da Guarda Nacional, que ontem, as 21h da noite, armados e em grupos de mais de 200, passaram pelo quartel d`aquela guarda provocando com insultos a mesma, perturbando a ordem pública, aterrorizando e assustando a população daquela localidade.”

      


  O terceiro e último documento trata sobre um “jogo de empurra” entre o governo estadual e a Intendência para ver quem assumiria os custos com a implementação da comarca do Judiciário na capital em 1895:

“Acusando recebido vosso oficio nº 1000 de ontem datado a que acompanha exemplar do projeto da organização judiciária (...) deve tal despesa correr por conta do Estado, (...), visto não tratar-se de serviço municipal.”





Boa semana!




   








0 comments:

Postar um comentário

 

© 2009AHPAMV | by TNB