6 de jun. de 2013

REPRESENTANTE DO AHPAMV PARTICIPA DE EVENTOS SOBRE PATRIMÔNIO CULTURAL E NATURAL

   

"Dos ofícios de Clio IV: educação para o patrimônio”.


     
      O Arquivo Histórico de Porto Alegre Moysés Vellinho participou nesta semana do seminárioDos ofícios de Clio IV: educação para o patrimônio”. É evento anual promovido pelo GT Acervos: Memória, História e patrimônio – Associação Nacional de História, Seção Rio Grande do Sul.  Na ocasião, foi proferida palestra  pela Técnica em Cultura Rosane Maria Fluck no painel  Experiências em educação para o patrimônio.

      Neste encontro, foram apresentadas as ações educativas do Arquivo Histórico de Porto Alegre Moysés Vellinho, do Museu Bruno Segalla de Caxias de Sul e do Museu da UFRGS. Foi possível discutir  os princípios metodológicos que orientam as atividades com público escolar, a forma de criação dos projetos, o financiamento e o gerenciamento destas ações bem como a capacitação de novos profissionais na área do patrimônio.
As atividades destas 3 instituições apresentam inúmeros pontos em comum mostrando que as ações para o patrimônio hoje desenvolvidas nos espaços culturais mais diversos  são experiências  nas quais a memória, a história, o patrimônio locais são elementos fundamentais à cidadania.


                 OFICINA DE EDUCAÇÃO   AMBIENTAL NO 

MORRO DO OSSO

              

     No dia em que se comemora o meio ambiente, o Parque Natural do Morro do Osso realizou uma oficina de Educação Ambiental para professores da rede pública de Porto Alegre. A formação teve na parte da manhã 3 palestras:
“Unidades de conservação” proferida pela Ma.Maria Carmem Bastos
“Educação Ambiental e o Parque Natural do Morro do Osso” – Biólogo Heleno C. Quintana
“Educação Patrimonial: um processo ensino-aprendizagem para o patrimônio natural” – Socióloga Rosane Maria Fluck.
      
     O encontro permitiu também um trabalho prático com os professores  para  a construção de atividades de Educação Ambiental que possam ser desenvolvidas com os alunos.

               A  formação, que está na sua segunda edição, visa capacitar os educadores para uso do Parque como um espaço privilegiado de Educação Ambiental, pois este é patrimônio da cidade de Porto Alegre onde a biodiversidade está preservada..

0 comments:

Postar um comentário

 

© 2009AHPAMV | by TNB