10 de jun. de 2013

9 de junho: Dia Internacional dos Arquivos


            Durante uma Assembléia Geral do Conselho Internacional de Arquivos (CIA) realizada em 2007 em Quebec,foi instituído o Dia Internacional dos Arquivos.
            Essa comemoração ocorre todo ano, sendo que a escolha dessa data foi uma forma de homenagear o dia 9 de junho de 1948, quando foi criado o Conselho Internacional de Arquivos (CIA) pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
            O Dia Internacional de Arquivos foi criado com o objetivo de proporcionar condições para que,em todo o mundo, diversas ações possam ser desenvolvidas para a promoção e divulgação da causa dos arquivos.
            Portanto, aproveitamos para refletir sobre a realidade dos arquivos, pois ainda hoje verificamos muitas lacunas e carências. Entretanto, também reconhecemos que já existiram inúmeros avanços e,nesse sentido, o Arquivo Histórico de Porto Alegre Moysés Vellinho cumprimenta todas instituições e profissionais atuantes na área de arquivos pela incansável missão de preservar e viabilizar o acesso aos nossos acervos arquivísticos. Parabéns!



Fonte:


0 comments:

Postar um comentário

 

© 2009AHPAMV | by TNB