10 de abr. de 2013

Chalé da Praça XV: um lugar de memória


                               
    
“O Chalé e a Praça XV” é mais um volume da série Histórias de Porto Alegre e procura resgatar a história  desse lugar.”Um lugar de memória”,escreve Sandra Pesavento na Apresentação.       
        


    Ponto de encontro dos porto-alegrenses,o Chalé  traz a marca do passado e a modernidade do presente. É para ser valorizado na sua história arquitetônica, mas  também  como  espaço social através do tempo. E é ainda um lugar onde a vida acontece, as pessoas se encontram. O livro  apresenta em textos e imagens a evolução do prédio, através de diversas fases: 1- de 1880 a 1911;2-de 1911 à Segunda Guerra;3-depois de 1950; e a história da Praça,desde 1839 até  1991,com fotos das plantas de cada época.
        


   

    




     
    Concomitante às mudanças do Chalé e da Praça XV, a Cidade toda se transformava. No centro,em 1901, era inaugurado o prédio da Intendência, hoje Paço Municipal (popularmente conhecido como Prefeitura velha).Vários prédios eram inaugurados para funcionamento de cursos universitários. Em 1908,foi inaugurada a Usina Municipal.
              


        A Praça XV,com seu comércio popular,  era um ponto em torno do qual girava grande parte do cotidiano dos porto-alegrenses. Em 1939, abre-se um novo ciclo,com um novo chalé,em estilo bávaro, onde se reuniam os visitantes do centro e os turistas, em torno da mesa,em torno do chope.
             






   
     





    Para além das transformações urbanas, num cenário com mais movimento,mais prédios,mais comércio,mais desenvolvimento,o Chalé da Praça XV continua a ser referência de gastronomia,lazer,encontro,enfim, continua a ser um espaço social e de memória.



Para lembrar:

Este livro faz parte do acervo bibliográfico do AHPAMV e está à disposição  dos pesquisadores.

"O Chalé e a Praça XV "  série Histórias de Porto Alegre
Organizador:Ricardo Morem Schmidt  Porto Alegre: Telos,2006
Texto: Luis Augusto Fischer;Sandra Jatahy Pesavento;Celia Ferraz de Souza
Fotos:Luiz Achutti

        

0 comments:

Postar um comentário

 

© 2009AHPAMV | by TNB