4 de dez. de 2012

SÉRIE 2-ASPECTOS USADOS NA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL 3


Entorno do Arquivo - ambiente natural de rochas e árvores


   É do ambiente natural que parte de nossa identidade regional e nacional nasce. Falamos dos mitos e lendas que povoam o imaginário brasileiro. O Saci-pererê é entidade ligada à floresta, à  mata e tem circulação nacional. O Curupira, da mesma forma, permeia o imaginário de norte a sul, protegendo as grandes árvores que,no Arquivo Histórico, são representadas por paineiras, cedro, umbu, figueira centenária, tipuanas, aguais. Simões Lopes Neto nos brindou com o Boitatá, representação mítica do  fogo fátuo dos campos do Rio Grande do Sul.

       Curupira na vivência lúdica Seres da Natureza


Boitatá na vivência lúdica Seres da Natureza
      
     Com uma área natural tão especial no AHPAMV, estes elementos constitutivos da nossa identidade não poderiam deixar de estar presentes no Programa de Educação Patrimonial, lembrando às crianças que a natureza é pano de fundo para qualquer experiência humana no planeta.


Rochinha e Saci- pererê  na vivência lúdica Seres da Natureza

    No espaço do Arquivo Histórico,cabe ainda uma rocha mutante que passeia pelos caminhos da Instituição,ladeados de espécimes da flora brasileira e grande matacões,cuidados por estes seres mágicos que têm por missão a sua proteção.


Os projetos de Educação Patrimonial da Instituição estão disponíveis às escolas e  aos grupos gratuitamente. Informe-se pelos telefones 32197900 e 32898284.






0 comments:

Postar um comentário

 

© 2009AHPAMV | by TNB