24 de out. de 2012

O QUE UM ARQUIVO HISTÓRICO OFERECE AO PESQUISADOR?

      Muitas são as perguntas sobre o que é um arquivo histórico, o que guarda, o que disponibiliza ao pesquisador. O Arquivo Histórico de Porto Alegre  Moysés  Vellinho não foge à regra. Moradores do  Partenon,de outros bairros e turistas,de   diversos graus de escolaridade  entram  num dos casarões do Arquivo, instigados  por uma saudável curiosidade:

      

O que  é um arquivo? É o mesmo que museu? Quem frequenta ? Pode ser visitado? Os documentos podem ser consultados por todos?
    
   Bem, o Arquivo Histórico de Porto Alegre guarda os documentos permanentes da história de Porto Alegre( principalmente os documentos públicos). Há, aproximadamente 1.500.000  folhas documentais guardadas no anexo climatizado e construído (em 1999) segundo as normas de preservação e conservação  arquivísticas.São atas da Câmara,(desde o século dezoito)correspondência,relatórios do Gabinete do Prefeito, documentos das secretarias de governo,projetos de lei etc. Além  disso, guarda mapas,plantas, jornais, revistas e um acervo bibliográfico sobre a Cidade e outros temas relacionados.
           

Como  funciona a  Sala de Pesquisa?
    
  A   movimentação de documentos  é mais significativa que o número de pesquisadores, pois  os documentos do Arquivo exigem pesquisa continuada     e     tempo disponível.
        Mensalmente, temos em média, 70 atendimentos, podendo chegar a mais de 90, mas  é grande o volume de documentos, jornais, livros, mapas, plantas, recortes de jornal  consultados.
    Em 2012, temos tido   aproximadamente  3000 periódicos (jornais e revistas) consultados mensalmente. A consulta aos documentos (como atas, relatórios, projetos, estudos, etc.)  varia de 3000 a 6000  cada mês.O número de recortes e livros consultados  é bem menor: 80 recortes e 70 livros em média mensal.









MOVIMENTO EM 2011
Atendimentos 
751  presenciais 164  por telefone 113  por e-mail

Material consultado: 
63758  periódicos  
955 recortes de jornal 
781 mapas e plantas  804 livros  112.597 folhas documentais  

Em 2011, os temas mais pesquisados  foram
 1- A história dos bairros   2-A história de Porto Alegre e 3-Esportes
Em 2012, a  tendência é  semelhante. As fontes mais utilizadas foram a hemeroteca, os documentos da Câmara    de Vereadores,Intendência, Fazenda,mapas de Porto Alegre e livros sobre a Cidade.









0 comments:

Postar um comentário

 

© 2009AHPAMV | by TNB