26 de set. de 2012

PRESERVAR,PARA QUÊ?




            A preservação é  função essencial em arquivos,por isso são estabelecidos programas, projetos, políticas e ações que contribuem para que os documentos, em seus diversos suportes, tenham uma maior longevidade, amenizando ou eliminando os riscos e possibilitando que eles permaneçam acessíveis aos cidadãos. E ainda: o objeto da preservação abrange desde a unidade documental até o prédio e o seu entorno.
            Entretanto os documentos são submetidos a diversos agentes de degradação, tanto externos quanto internos. Os internos são decorrentes da própria constituição física dos materiais utilizados, como o caso da tinta ferrogálica, que apresenta uma acidez que com o tempo acaba oxidando e migrando entre as folhas, corroendo o papel e, consequentemente, causando a perda da informação ali registrada.


Documento escrito com tinta ferrogálica

      
             Quanto aos agentes externos, eles são diversos: luz, umidade, temperatura, insetos, micro-organismos, manuseio inadequado, entre outros. Deste modo, um efetivo controle da temperatura e da umidade do ambiente conforme índices recomendados ajuda a evitar infestações de insetos ou o ressecamento dos documentos.


Documento deteriorado pelo ataque de insetos


  
Assim, destaca-se a importância da preservação ser uma atividade que requer a participação e o comprometimento de todos, isto é, funcionários e pesquisadores devem colaborar através de pequenas ações cotidianas como, por exemplo, respeitando as regras da Sala de Pesquisa, manuseando e transportando os documentos com cuidado, evitando o uso do flash para tirar foto de um documento; enfim essas e tantas outras pequenas ações são possíveis e contribuem muito para que o acervo continue disponível para que as gerações atuais, bem como as futuras tenham acesso aos registros da nossa História.


            Portanto colabore, pois este patrimônio documental também é seu!
            Cuide dos documentos. Preserve a memória!

0 comments:

Postar um comentário

 

© 2009AHPAMV | by TNB