31 de jul. de 2012

PARTICIPAÇÃO POPULAR E PLANEJAMENTO URBANO



           Regina Pozzobon, na sua dissertação de mestrado sobre  a  participação popular no planejamento urbano,analisa  este aspecto no PDDUA (Plano Diretor de Desenvolvimento  Urbano  Ambiental) de  Porto Alegre, com o objetivo  de  identificar quem de fato participou da elaboração do mesmo,quem de fato decidiu sobre  as questões que envolvem urbanismo e meio ambiente.

          A autora parte do pressuposto de que havia, na época, vontade política  e compromisso governamental,em Porto Alegre, para  fomentar a participação,superando o antigo modelo racional-compreensivo para o democrático-participativo, respaldado legalmente pela Constituição de 1988.Esses elementos, no entanto, se mostraram insuficientes   para  garantir a efetiva participação nos processos decisórios,devido a outras variáveis.
                      Nas questões de planejamento urbano, é  priorizado  o conhecimento técnico que legitima os discursos dos engenheiros, arquitetos, urbanistas e outros profissionais, secundarizando a participação do cidadão  portador do conhecimento empírico das necessidades  de moradia, saneamento,mobilidade urbana e preservação do meio ambiente. Essa diferença gera hierarquia  e constrói hegemonias.
                        Esses são alguns aspectos temáticos da dissertação de Regina, intitulada Participação e planejamento urbano: o processo de elaboração do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental de Porto Alegre, doada pela autora  para o acervo bibliográfico do AHPAMV. Nossos agradecimentos  a  Regina por esta importante contribuição  para o enriquecimento das nossas fontes documentais,que são de grande relevância histórica,beneficiando os pesquisadores desta Instituição.
  


                            








1 comments:

http://ForumVital.blogspot.com disse...

"SÃO PESSOAS COMO A REGINA POZZOBON QUE CONSTROEM NOSSA HISTÓRIA ACOMPANHANDO O COTIDIANO DAS LIDERANÇAS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO CIDADÃ"

Eduíno de Mattos
Região do Grande Pártenon.

Postar um comentário

 

© 2009AHPAMV | by TNB