13 de jun. de 2012

A Documentação Pessoal, Fonte Histórica


    O livro  Escritas íntimas, tempo e lugares de memória: a documentação pessoal como fonte para a História  é resultado de pesquisa acadêmica  sobre as fontes documentais de cunho pessoal que, no entanto, apresentam  características históricas, refletindo o contexto social de uma época.

        As crônicas de Machado de Assis, por exemplo, analisadas em artigo de Cláudia Quinto, situadas entre os séculos XIX e XX, descrevem indivíduos, figuras públicas, costumes, retêm o tempo pela memória da época, transcendem o literário.

      No artigo de Júlia Silveira Matos, a autora  analisa a correspondência de  Sérgio Buarque de Holanda com Mario de Andrade e outros escritores,  sobre a publicação e organização   da  revista Klaxon, principal veículo modernista. Através dessas cartas, podem  ser estudadas  as características  da revista, do  Modernismo e, consequentemente,do contexto histórico. É um exemplo de documentação pessoal que se torna fonte de pesquisa. No artigo de Anna Clara Claumann Boose sobre Mario Quintana, a autora também enfatiza a importância da correspondência como  fonte documental.

    Outros artigos analisam biografias, diários íntimos e demais  documentos que  se tornam parte da memória coletiva. Da mesma  forma que  as fontes históricas ortodoxas, os documentos pessoais são construídos, não nascem espontaneamente. Afirma

Pierre Nora:  “...os lugares de memória nascem e vivem do sentimento que não há memória espontânea,que é preciso criar arquivos.” E esses arquivos criados pelas cartas, pelos diários, pelas biografias,pelos textos literários são  históricos,servem à pesquisa, à constituição de identidades e  à  reconstituição de épocas.


        Esta obra, fruto de trabalho acadêmico coletivo da PUCRS, foi doada para o Arquivo Histórico de Porto Alegre Moysés Vellinho e já se encontra disponível para pesquisa.



                                                                                                
  








0 comments:

Postar um comentário

 

© 2009AHPAMV | by TNB