15 de mai. de 2012

Relise Exposição Riopardense de Macedo


RIOPARDENSE DE MACEDO
ofício e paixão pelo patrimônio cultural

“Quem não conhece a história da sua cidade,
que é parte da sua própria,
não é cidadão dela, é hóspede.”
FRM


                              No dia 15 de maio, às 19 horas, será aberta – no Paço dos Açorianos – uma exposição de gravuras e desenhos nos quais reverbera a luta pela preservação dos prédios históricos.
                              O autor das instigantes obras, Francisco Riopardense de Macedo (1921-2007) viveu em Porto Alegre e fez da arte um afiado instrumento na defesa do patrimônio cultural. Abnegado na valorização da memória da Cidade, este engenheiro e urbanista de formação, atuou também como jornalista, arquivista e historiador, integrando diferentes campos do conhecimento. Demonstrou possuir uma personalidade ímpar, na qual erudição e espírito combativo caminhavam juntos.
                              No campo da historiografia, Riopardense definiu a data de fundação de Porto Alegre, apresentando conclusões rigorosamente baseadas em documentos. Também investigou a Revolução Farroupilha, a formação urbana do Rio Grande do Sul e a história da imprensa brasileira. Uma das suas principais pesquisas destinava-se a integrar arquitetura e artes plásticas. Para desvendar esta faceta criativa serão apresentadas vinte e três obras, nesta exposição que integra as comemorações dos 40 anos do Arquivo Histórico de Porto Alegre Moysés Vellinho - cujo primeiro diretor foi justamente Riopardense de Macedo.


Exposição: RIOPARDENSE DE MACEDO – ofício e paixão pelo patrimônio cultural
Abertura: 15 de maio, terça-feira, às 19h
Visitação: até 06 de julho de 2012
Segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h
Sala da Fonte-Paço dos Açorianos–Praça Montevidéu,10–Centro Histórico–Porto Alegre
Contato: 3289-3735 ou acervo@smc.prefpoa.com.br


0 comments:

Postar um comentário

 

© 2009AHPAMV | by TNB