3 de nov. de 2011

Está disponível o Catálogo da Coleção Privada da Capela Positivista

     Na quinta-feira passada, ocorreu no Arquivo Histórico de Porto Alegre Moysés Vellinho- AHPAMV o lançamento do Catálogo da Coleção Privada Capela Positivista. Tal acervo, doado à  Instituição em 1996, é um acervo bibliográfico publicado para propagação do pensamento positivista no Brasil. É o primeiro descrito num catálogo dentro das Normas Brasileiras de Descrição Arquivística – NOBRADE no AHPAMV, procedimento técnico pouco difundido dentro dos arquivos históricos brasileiros.
    O trabalho técnico de produção do instrumento de pesquisa foi um desafio à equipe técnica da Instituição. Este acervo é constituído de temas complexos  referentes à Historia Nacional e Internacional;nele,são abordados fatos históricos que envolvem longo período da História da Humanidade tais como a escravidão, a implantação do Capitalismo ou mesmo as duas grandes guerras mundiais.


Palestra do Prof. Dr. Marçal Paredes.

    No referente à História do Brasil, encontramos o pensamento dos positivistas sobre  as relações de trabalho existentes no Brasil, incluindo a regulamentação das profissões, tema até discutido no Congresso Brasileiro; entre outras questões que marcam a organização da sociedade brasileira, temos a implementação da política indígena com a criação do Serviço de Proteção aos Índios.
    Marcando a importância do trabalho produzido no acervo da Coleção Privada Capela Positivista, o AHPAMV organizou um evento que teve como palestrante o professor Marçal Paredes, estudioso no campo da História das Ideias, além de uma mesa-redonda com representantes das instituições detentoras de acervos  relacionados à propagação do Positivismo no Brasil  em Porto Alegre:Afrânio Pedro Capelli pela Capela Positivista, Rejane Penna pelo Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul-AHRS, Simone Nunes pelo Núcleo de Pesquisa em História da UFRGS, com a coordenação de Luiz Antônio Custódio, Coordenador da Memória Cultural da Secretaria Municipal da Cultura.
Mesa-redonda com os convidados: Afrânio Capelli, Rejane Penna e Simone Nunes.

    Obs.: O Cátalogo estará disponível neste blog a partir da próxima semana.

0 comments:

Postar um comentário

 

© 2009AHPAMV | by TNB