9 de nov. de 2011

Águas de Maio-A Grande Enchente de 1941-



Águas de Maio-A Grande Enchente de 1941- Vitor Minas

    
    Em publicação intitulada Águas de Maio - A grande enchente de 1941, de outubro de 2011, Vitor Minas  narra  essa  inundação no Rio Grande do Sul,principalmente, em Porto Alegre,onde  a catástrofe assumiu maiores proporções para os 300.000 habitantes.

    Na linha da reportagem histórica, o autor  reconstrói   os principais fatos daquele período, num mundo conturbado pela    Segunda Guerra Mundial  e num Brasil cerceado pelo Estado Novo. E analisa  os vários lados de uma realidade multifacetada: a política nacional e internacional, a cultura e as artes,as consequências  do excesso de chuva para a população, os personagens famosos que por aqui circularam.

      Para enriquecer o texto, há  depoimentos  de  porto-alegrenses  de destaque que viveram  a experiência. Entre eles, temos o jornalista Alberto André (já falecido)  e o crítico de cinema Hiron Goidanich, o Goida (ainda vivo).

      Durante a  enchente, foi a primeira vez que o Correio do Povo  deixou de circular. As pessoas andavam  de caíque, a indústria e o comércio pararam. Os prejuízos foram  imensos,mas a repercussão na imprensa internacional nem sempre foi fidedigna,pois chegaram a noticiar terremoto em Porto Alegre.

       Este texto jornalístico é fruto de uma longa e minuciosa  pesquisa em várias fontes, encontradas nas instituições  como arquivos,bibliotecas e museus. As fotos, na sua maioria, pertencem à fototeca do   Museu Joaquim José Felizardo, da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre. Das outras fontes citadas, algumas são do Arquivo Histórico de Porto Alegre Moysés  Vellinho,(também da Secretaria da Cultura)onde o autor consultou  a Revista do Globo,o Correio do Povo, O Independente, os livros Porto Alegre-biografia de uma cidadeAspecto gerais de Porto Alegre,entre outras fontes. É mais um exemplo de pesquisador que doa ao Arquivo Histórico o produto de suas pesquisas  nesta e em outras instituições, com o objetivo de agregar  publicações    ao   acervo existente, o que torna  os pesquisadores,além  de usuários, fontes de pesquisa.





0 comments:

Postar um comentário

 

© 2009AHPAMV | by TNB