26 de out. de 2011

ARQUIVO HISTÓRICO DE PORTO ALEGRE


Cyro Martini
Instado a depor sobre a importância do acervo e das condições materiais, com vistas à pesquisa histórica, do Arquivo Histórico de Porto Alegre, senti-me sobremodo dignificado e honrado, justamente por causa da sua significação e da sua utilidade, para os que buscam trazer à luz mormente os assuntos que dizem respeito ao município ou que neste se centralizam. De outra parte, as instalações também se ajustam às finalidades dos que pesquisam, sem esquecer ademais o tratamento atencioso dos que auxiliam e orientam os pesquisadores.


Para mim, pessoalmente, o Arquivo significa ainda mais, pois que tive a oportunidade, na condição de vereador porto-alegrense , de promover o tombamento dos prédios, nos quais ele se localiza. Esses dois casarões, que foram construídos pelo Dr. Malheiros, no final do séc. XIX, sediaram colégios de nível elementar, dentre os quais o Grupo Escolar Apeles Porto Alegre, no qual tive a honra de estudar nos anos 50 do século passado. Como edil, senti-me na obrigação, com aqueles que, como eu, residiram ou residem na Rua Teixeira de Freitas e adjacências, e que frequentaram o Apeles, de tombá-lo, o que consegui. Satisfiz um dever moral e, atualmente, minha satisfação se redobra em virtude da importância que hoje possui o Arquivo.


Muitas pesquisas tenho feito no Arquivo, sobretudo acerca do Grande Partenon e do Partenon Literário. No momento, pesquiso sobre o Bairro Glória e adjacências, para o que o valor do material oferecido pelo Arquivo é expressivo. Se o Partenon instiga a curiosidade desde a criação do Arraial do Partenon, a Glória também conta com um encaminhamento histórico notável, desde a sua fundação no final do séc. XIX, por Luiz da Silveira Nunes.


Os servidores municipais, responsáveis pelo andamento prestimoso e valioso das atividades do Arquivo, também merecem, por dever de justiça, o nosso reconhecimento e recomendação.


Porto Alegre, 22 de outubro de 2011 
                                         

                                         O historiador Cyro  Martini pesquisando no AHPAMV


0 comments:

Postar um comentário

 

© 2009AHPAMV | by TNB