6 de set. de 2011

VILA IAPI

Em dezembro de 1936, foi criado o Instituto de Aposentadoria e Previdência do Industriário, que teria como um de seus objetivos resolver o problema habitacional dos trabalhadores na indústria.


Dez anos depois, em uma área de 67 hectares, foi lançada a pedra fundamental que iria culminar na construção total de 2.533 unidades residenciais.
Essa obra foi fartamente registrada em fotos. O volume documental é de aproximadamente 2.587 negativos, 3.211 fotos e 336 fotogramas, acondicionados em álbuns, envelopes e caixas.

O Arquivo Histórico de Porto Alegre mantém em seu acervo essa importante fonte de pesquisa após receber a referida documentação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Com vistas a colocar à disposição do público pesquisador esse rico acervo, o AHPA está realizando análise e diagnosticando o estado de conservação do mesmo.
Iniciando o processo de restauração pelos álbuns fotográficos, verificamos que cada um deles apresenta necessidades específicas de intervenção conforme seu estado de deterioração.

      Esses álbuns logo estarão à disposição para pesquisa.


                             ÁLBUM ANTES DA RESTAURAÇÃO




                                         ÁLBUM DEPOIS DA RESTAURAÇÃO


                                                  ANTES DA   RESTAURAÇÃO


DEPOIS  DA RESTAURAÇÃO





0 comments:

Postar um comentário

 

© 2009AHPAMV | by TNB