6 de jul. de 2011




VISITA AO ARQUIVO HISTÓRICO DE PORTO ALEGRE MOYSÉS VELLINHO





Nos dias 28 de maio e 2 de junho, alunos do ProJovem Trabalhador Igreja Santa Clara Lomba do Pinheiro visitaram o Arquivo Histórico de Porto Alegre Moysés Vellinho, por iniciativa da Coordenação da FAEPSUL. A Educadora Roselane Fonseca da Silva acompanhou seus alunos nessa atividade muito importante para o curso de Administração,cujo currículo prepara os alunos para várias funções: Arquivador, Almoxarife, Contínuo e Auxiliar Administrativo. “O objetivo da visita foi proporcionar aos alunos uma experiência prática na linha de formação. O curso que tem especialização em Administração traz na grade curricular o princípio da arquivologia”, justifica a professora.
Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a dimensão e a importância do acervo, além de ouvir relatos sobre os processos de restauro. Os funcionários do local têm a missão de organizar, guardar e preservar documentos que contam a história da capital gaúcha.





O Arquivo Histórico funciona num dos dois chalés do século XIX, em estilo europeu, sito na Avenida Bento Gonçalves,que,a pedido da comunidade, foram tombados em 1989.
Além de aprender sobre o patrimônio documental, os alunos puderam obter informações sobre patrimônio arquitetônico e natural. Existe a preocupação por parte da equipe de Educação Patrimonial do AHPAMV de explicar não só as características arquitetônicas dos chalés , como também do patrimônio natural na área do complexo de bens culturais.




No anexo, construído-em 1999- para esta finalidade, são guardados e conservados cerca de 1,5 milhão de documentos. O mais antigo é datado de 1764. O Arquivo é órgão da Prefeitura de Porto Alegre, sob a administração da Secretaria da Cultura. O local é aberto ao público das 8h30 às 12h,e das 13h30 às 17h30.
Eu, como educadora, e meus alunos damos os parabéns para os funcionários que mantêm essa Instituição, em especial para Rosane,que nos recebeu e nos concedeu tanta atenção, demonstrou tanta dedicação e responsabilidade e passou para nós informações muito preciosas sobre a história deste local.Durante a visitação, deixou todos deslumbrados com a técnica e eficiência com as quais domina todo o conteúdo apresentado.
Fica meu muito obrigado, e afirmo que é de grande valor esta
visitação.
Abraços








Da Educadora Roselane Fonseca da Silva, seus alunos do Projovem Trabalhador Igreja Santa Clara(turmas manhã e tarde) e toda a equipe da FAEPSUL (Fundação de Apoio à Educação, Pesquisa e Extensão da Unisul), entidade que está proporcionando a esses jovens uma melhor qualidade de vida e a inserção na sociedade e no mercado de trabalho
























































































0 comments:

Postar um comentário

 

© 2009AHPAMV | by TNB