26 de jul. de 2011

ACERVO VILA IAPI


“...o Arquivo Histórico vem trabalhando
sua documentação em seus aspectos
arquivísticos e de conservação.”



O Arquivo Histórico de Porto Alegre Moysés Vellinho recebeu da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul a documentação referente à construção do Conjunto Habitacional Vila do IAPI, em Porto Alegre/RS, ao Conjunto Residencial Cajurú, em Curitibanos/PR, à Vila Operária do Saco dos Limões em Florianópolis/SC, ao edificio sede da Delegacia do IAPI de Porto Alegre/RS, ao Conjunto Residencial em Novo Hamburgo/RS e à documentação do IAPC de Teresópolis, em Porto Alegre/RS.
Este acervo, composto por fotografias, contatos, negativos e fotogramas, consiste numa das mais importantes fontes de pesquisa para História e Arquitetura de conjuntos residenciais destinados ao proletariado, construído no período de 1944 a 1954.
























Com vistas a colocar esse acervo à disposição dos pesquisadores, o Arquivo Histórico vem trabalhando sua documentação em seus aspectos arquivísticos e de conservação.
Elaborado um diagnóstico sobre o estado de conservação desse acervo, iniciou-se o processo de intervenção nos documentos, consistindo de limpeza da sujidade maior, seguida de uma higienização profunda. Todos os álbuns fotográficos apresentam rasgos e perdas do papel vegetal de proteção, capas rasgadas e fragilizadas. Cada um desses álbuns fotográficos está recebendo tratamento específico conforme o tipo de problemas que apresenta.


















0 comments:

Postar um comentário

 

© 2009AHPAMV | by TNB