14 de jun. de 2011

Obras do acervo da Capela Positivista – em Fase de Descrição




O AHPAMV possui em seu acervo uma coleção de publicações produzidas para propagação da Doutrina Positivista e que foi doada pela Capela Positivista. Este Arquivo vem produzindo um instrumento de pesquisa para estes documentos aplicando a Norma Brasileira de Descrição Arquivística - NOBRADE.









Cerca de 15% deste acervo está em Língua Francesa. No momento, estamos trabalhando nos documentos escritos neste idioma a fim de logo concluirmos o instrumento de pesquisa. A documentação em Francês como o acervo no geral, é composta por boletins, cartas, folhetos e livros escritos por positivistas e cujos expoentes no Brasil são Miguel Lemos e Raimundo Teixeira Mendes.



Por tratar-se de obras que remontam o início do século XX, encontramos algumas dificuldades com a linguagem utilizada, além das questões referentes à compreensão de um outro idioma










O Francês foi muito utilizado pelos intelectuais nas suas discussões teóricas durante o século XIX e início do XX.


Na construção das descrições dos documentos neste idioma, utilizamos ferramentas de idioma do Google, consultas de dicionário online e um dicionário de Francês temporalmente mais aproximado da documentação.
Ainda este ano, devemos concluir a confecção do instrumento de pesquisa da Coleção da Capela Positivista para o nosso público pesquisador.




0 comments:

Postar um comentário

 

© 2009AHPAMV | by TNB