21 de nov. de 2010

Semana da Consciência Negra

O 20 de Novembro é instituido Dia Nacional da Consciência Negra, a data foi escolhida por se tratar da morte de Zumbi dos Palmares, líder dos Quilombos, que lutou contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Essa data visa a reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação cultural do Brasil, e também serve para refletirmos pela busca da igualdade social que ainda é pendente no nosso país.

A Semana da Cosciência Negra é evento organizado pela Prefeitura de Porto Alegre, promovido pelo Gabinete de Políticas Públicas para o Povo Negro (GPN), em parceria com a Câmara Municipal e a Assembléia Legislativa, realiza seminários, palestras, oficinas, exposições e shows em diversos locais da cidade. As atividades tiveram inicio dia 14 e vão até o dia 22.

O Arquivo Histórico de Porto Alegre, possui em seu acervo, documentos muito importantes relativos a escravidão no Brasil. Em Porto Alegre, a abolição da escravatura se deu em 1884. A capital gaúcha libertou seus escravos, 4 anos antes do resto do Brasil. Esse feito está documentado no Livro do Centro Abolicionista, ornamentado com couro e tinta de ouro, é uma peça de valor histórico inestimável.



Outra fonte importante para pesquisar o tema, são os jornais. No século XIX o Jornal do Commercio publicava em seus classificados, anúncios curiosos. Os seres humanos eram tratados como simples mercadoria.


0 comments:

Postar um comentário

 

© 2009AHPAMV | by TNB