12 de mai. de 2010

A História que merecemos

*Por Fábio Vinícius da Silva


Poucos são os felizardos que conhecem o AHPOA, este lugar diferenciado para o ensino histórico. Conheci o Arquivo numa visita quando ainda estava na faculdade, há alguns anos . A partir desse momento, comecei a desenvolver projetos com as escolas que, obrigatoriamente, passariam pelo Arquivo.

Gostaria de ser capaz de reproduzir a impressão que noto nos alunos, logo na chegada. É incrível o quanto eles adoram estar em contato com a natureza. Eles “viajam”, observando as árvores. Posso até imaginar, pelo brilho dos olhos, eles sonhando em subir em cada uma das árvores e pedras.

Logo após a primeira visita que fiz ao AHPOA, passei por uma verdadeira transformação. Já estava dando aula, mas a partir do contato com os projetos, pude constatar que a matéria da disciplina de História pode ser trabalhada de maneira diversificada. Mesmo com toda a seriedade que ela exige, é possível fugir da chamada “carranca” da História. Passei a preparar aulas de maneira que fugissem ao tradicional e passassem a cativar os alunos para o estudo histórico. Depois disso, eles passaram a estudar com muito mais vontade e dedicação.

Hoje, ouço os alunos falarem que adoram a matéria e, frequentemente, os alunos do Ensino Médio dizem que pretendem fazer vestibular para História, o que é uma satisfação e um orgulho difíceis de expressar.
Para finalizar, gostaria de agradecer o trabalho e a atenção desenvolvidos por todos dentro do Arquivo. Seria ótimo que todas as instituições propiciassem momentos altamente pedagógicos como os que ali ocorrem. Os professores que agora lêem meu depoimento sabem que podem contar com a atenção de todos os profissionais da Instituição para desenvolver projetos com seus alunos.



Fábio Vinícius da Silva é professor de História da rede pública estadual e municipal de Sapucaia do Sul, atuando no Ensino Fundamental e Médio. Esta disponível para compartilhar experiências e projetos com demais professores email fabiovsilva@ibest.com.br

0 comments:

Postar um comentário

 

© 2009AHPAMV | by TNB